Terremoto no Afeganistão deixa centenas de mortos - Catolé Agora
how to make gifs
how to make gifs

Terremoto no Afeganistão deixa centenas de mortos

FOTO: MOHAMMAD NAEEM/PORTA-VOZ DO GOVERNO

Mais de 950 pessoas morreram e cerca de 600 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 6,1 atingir o sudeste do Afeganistão nesta quarta-feira (22), segundo autoridades afegãs. Acredita-se que o número de mortos é maior do que o divulgado neste que é o pior terremoto enfrentado pelo país desde 2002.


"O número de mortos deve aumentar, já que algumas vilas estão em áreas remotas nas montanhas e leva-se algum tempo para coletar detalhes", disse há pouco Salahuddin Ayubi, ministro do Interior do governo afegão.


O terremoto de magnitude 6,1 ocorreu a uma profundidade de 10 km, por volta de 1h30 desta quarta-feira, perto da fronteira com o Paquistão, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).


Um segundo terremoto, de magnitude 4,5, sacudiu outra região próxima ao mesmo tempo, de acordo com o USGS. Segundo Yaqub Manzor, um oficial tribal de Paktika, muitos dos feridos vieram do distrito de Giyan e foram transportados por ambulâncias e helicópteros.


"Os mercados locais estão fechados e as pessoas correram para as áreas afetadas [para prestar ajuda]", disse ele à AFP por telefone.


Terremotos frequentes

Fotos de casas desmoronadas nas ruas de cidades rurais são postadas nas redes sociais. Nos vídeos, moradores das áreas afetadas são vistos transportando os feridos para um helicóptero.


Os terremotos foram sentidos em várias províncias da região e também na capital, Cabul, localizada a cerca de 200 km ao norte do epicentro do terremoto.


O Afeganistão sofre frequentemente com terremotos, especialmente no maciço de Hindu Kush, que abrange o Afeganistão e o Paquistão, que está localizado na junção das placas tectônicas da Eurásia e da Índia.


Essas catástrofes podem ser especialmente devastadoras devido à fraca resistência das casas rurais afegãs. Em outubro de 2015, um poderoso terremoto de magnitude 7,5 sacudiu as montanhas Hindu Kush, causando um total de mais de 380 mortes nos dois países.


R7, com AFP

how to make gifs
how to make gifs