UFPB oferta mais de mil vagas para cursos de graduação a distância - Catolé Agora
how to make gifs
how to make gifs

UFPB oferta mais de mil vagas para cursos de graduação a distância


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PRG), publicou um edital de processo seletivo para cursos de graduação, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade de educação a distância, referente ao período 2022.2. Estão sendo ofertadas 1.053 vagas.


As vagas são para sete cursos distintos: Licenciatura em Letras Libras, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Ciências Agrárias, Licenciatura em Letras Espanhol, Licenciatura em Letras Inglês, Licenciatura em Letras Português e Licenciatura em Matemática.


Os polos onde os cursos acontecem são em 17 cidades da Paraíba: Alagoa Grande, Cabaceiras, Campina Grande, Conde, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Itaporanga, João Pessoa, Lucena, Mari, Pitimbu, Pombal, Santa Luzia, Araruna, Livramento, São Bento e Taperoá.


As inscrições começam nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, e se estendem até as 23h59 do dia 19 de maio, exclusivamente pela internet.


O valor da taxa de inscrição é de R$ 40. O pagamento deverá ser realizado via Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada exclusivamente pelo sistema de inscrição, até o dia 23 de maio de 2022, em qualquer agência do Banco do Brasil, sob pena de não efetivação da inscrição.


Conforme o edital, há vagas destinadas a autodeclarados pretos, pardos e indígenas, bem como para pessoas com deficiência. A distribuição é detalhada no edital.


Na inscrição, o candidato deverá optar por um único curso e único polo da oferta de vagas. As vagas dos cursos estão destinadas por polo, que o identifica, mesmo os cursos tendo idêntica nomenclatura. Cada curso terá oferta de vagas destinadas aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou curso equivalente.


A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 8 de junho, no site da UFPB. O candidato classificado será convocado para realizar seu cadastramento por meio de edital específico, cuja publicação está prevista para o dia 09 de junho de 2022.


A ocupação das vagas oferecidas em cada curso e em cada polo será realizada de acordo com a escolha do candidato para as modalidades: ampla concorrência; professores da rede básica de ensino que não possuem formação na área em que atuam; e reserva de vagas – candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio em escola(s) da rede pública em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou que tenham obtido certificado de conclusão de Ensino Médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, de Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Os candidatos a um curso concorrem dentro de cada grupo para o qual se inscreveram


O candidato que desejar concorrer à reserva de vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública, deverá registrar, no ato da inscrição, a modalidade de vaga a que pretende concorrer, indicando uma das seguintes opções: vagas reservadas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; ou vagas reservadas para candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita. O candidato também deverá fazer a indicação da vaga reservada para autodeclarado preto, pardo ou indígena, para deficiente ou para demais egressos de escola da rede pública.


Taxa e isenção

Podem conseguir isenção da taxa os candidatos que comprovem: hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa, nos termos do Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e do Decreto Federal nº 6.593, de 02 de outubro de 2008; ter concluído do Ensino Médio em escola de rede pública de ensino; ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018. Para solicitar a isenção do pagamento da taxa, o candidato deverá fazer a opção pela isenção, no período de 12 a 15 de maio de 2022, via Sistema (Sigaa), e anexar a documentação comprobatória exigida, que é detalhada no edital.


g1 PB

how to make gifs
how to make gifs